Na homilia de hoje, João 13, 31 a 35, que faz parte da Liturgia deste domingo, fala sobre o novo mandamento de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”. Este amor, que é um reflexo do amor de Deus, é o distintivo dos discípulos de Jesus. A glorificação do Filho do Homem e de Deus em Jesus, que antecede este mandamento, é um chamado à imitação do amor de Deus e à prática do amor fraterno entre os cristãos de toda parte.
Naquele momento de especial intimidade, Jesus diz: «Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros». No Antigo Testamento o preceito de amar já tinha sido formulado. Mas agora acrescenta-se algo novo: Jesus apresenta-se como modelo e fonte desse amor.
O seu amor não tem limites, é Universal, capaz de transformar até a dor e as circunstâncias negativas em ocasiões de amar. Amar assim é o sinal distintivo dos seus discípulos: quanto nos falta para viver como Jesus nos ensina! O que adianta irmos a igreja, rezar, orar, fazer penitência de não tivermos amor aos nossos semelhantes conforme Jesus nos solicitou?
«Devemos pedir ao Senhor sempre que nos faça compreender bem esta lei do amor. Como é bom amar-nos uns aos outros, como verdadeiros irmãos. Como é bom! Sermos gratos por tantos momentos bons que passamos fraternalmente com alguém que amamos. Façamos algo hoje.
Talvez todos nós tenhamos simpatias e antipatias; talvez muitos de nós tenhamos um pouco de raiva a alguém; então, digamos ao Senhor: Senhor, estou enraivecido com ele ou com ela; rezo a Ti por ele e por ela. Orar por aqueles com os quais estamos irados é um bom passo em frente nesta lei do amor para uma possível reconciliação.
Façamos enquanto temos tempo, porque amanhã pode ser tarde demais? Amemos uns aos outros como era a vontade de Jesus e teremos com certeza paz de espírito e um mundo melhor para se viver.
Direto da Santa Missa em Seu Lar/Estúdios da TVJC
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.