Números expressivos comprovam sucesso do Conexão Saúde da Univás. O evento, que foi realizado no dia 30 de agosto, na Unidade de Atenção Primária a Saúde (UAPS), no bairro São João, em Pouso Alegre, atendeu mais de 500 pessoas. “Dentro das Unidades foram atendidas 523 pessoas, além daquelas que passaram pelas tendas com sessões de fisioterapia, atividades físicas, atendimentos de nutrição, psicologia, entre outros serviços de lazer e saúde. Com certeza, podemos dizer que passou pela atividade uma média de mil pessoas”, comemora a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Sílvia Mara Tasso.
Outros números chama a atenção. Segundo a organização do evento, de 115 pacientes que tinham lesões de pele suspeitas, que passaram pela triagem com as ligas acadêmicas (LAEDE e LADERMA), 24 foram encaminhados para dermatologia, sendo que os demais serão acompanhados com os clínicos na UAPS. Além disso, dos 35 exames de PSA realizados na atividade, três constataram alterações e os pacientes já estão agendados com os clínicos da UAPS.
O Conexão Saúde, mostrou que aproxima os serviços de saúde da população, promovendo ações que incentivam a prevenção, a qualidade de vida e a promoção da saúde de forma gratuita e acessível, e para isso contou com o trabalho de todas as mantidas da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS): Univás, Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL), e os colégios Anglo e João Paulo II.
A ação ofereceu atendimentos gratuitos, avaliação nutricional, aplicação de vacinas, atividades em grupo e muito mais. Alunos do Colégio João Paulo II (CJPII) participaram também do evento com aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Destaque também para estudantes do Colégio Anglo Pouso Alegre que vão desenvolver atividades musicais.
Alunos do curso de Educação Física vão desenvolveram atividades com a população local. Os acadêmicos de Enfermagem desenvolvem atividades de Puericultura e realizam testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite, além de coleta de preventivo, testes de sensibilidade dos pés de pessoas com diabetes e realização de ECG, exame médico que registra a atividade elétrica do coração.
Acadêmicos de Fisioterapia prepararam atividades como o “Hospital dos brinquedos” e “Terapias Manuais”. Já os alunos de Nutrição, fizeram a avaliação e orientação nutricional para os participantes. Os estudantes de Psicologia realizaram uma roda de conversa durante o evento, que terá cobertura audiovisual feita pelos alunos do curso de Publicidade.
A Conexão Saúde contou também com a participação das ligas acadêmicas de Clínica Médica e de Medicina Intensiva com avaliação de risco cardiovascular; LADERMA e LAEDE com triagem de lesões de pele; e GUMPI e LISBEM com atividades lúdicas e pintura de pele. O Projeto de Extensão Socioambiental apresentou plantas medicinais, óleos essenciais e animais peçonhentos durante o evento.
Fonte Governo de Minas/SECOM
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.