A zona rural dos municípios de Vargem Grande do Rio Pardo e Rio Pardo de Minas, na região norte de Minas Gerais, receberá 200 novas unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida – Rural. Os contratos, assinados nesta quinta (22) e sexta (23), entre a CAIXA e as entidades organizadoras, garante subsídios no valor de R$ 15 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) para o projeto.
O superintendente de Rede no Norte de Minas, Vinicius Souza Larrosa da Silva, ressaltou o impacto social da atuação da CAIXA nas políticas habitacionais: “Transformar vidas é o propósito da CAIXA, e o Programa Minha Casa, Minha Vida – especialmente na modalidade Rural – é a concretização desse compromisso. Só nesta semana, levamos cidadania e moradia digna a 200 famílias no Norte de Minas. Esse é o nosso papel”, concluiu.
Os empreendimentos Vargem Grande do Rio Pardo e Rio Pardo de Minas 1, 2 e 3 serão construídos pelas respectivas comunidades, sob regime de autoconstrução assistida. As casas terão 48,61 m², distribuídos em dois quartos, banheiro, sala, cozinha, área de serviço e varanda. Cada unidade habitacional receberá investimento de até R$ 75 mil e contará com possibilidade de adaptação para pessoas com deficiência.
Quatro entidades organizadoras (Associação dos Produtores Rurais das Fazendas Antas, Boa Vista e Água Fria, Associação de Desenvolvimento Comunitário Rural dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Ilha das Cabras, Associação da Comunidade Tradicional Geraizeira da Raiz e Associação da Comunidade Tradicional Geraizeira do Sobrado) serão responsáveis por administrar a produção dos empreendimentos. As obras têm previsão de início em até 30 dias e duração estimada de 18 meses.
Vargem Grande do Rio Pardo e Rio Pardo de Minas são municípios do Norte de Minas, bem próximos da divisa com o estado da Bahia, e estão localizados a cerca de 750 Km e 650 Km da capital mineira, respectivamente.
Ambos têm população residente em zona rural variando entre 55% e 60%, sendo que Vargem Grande do Rio Pardo tem população estimada em cinco mil habitantes e Rio Pardo de Minas possui cerca de 29 mil habitantes.
Em Minas Gerais, a CAIXA soma 103 empreendimentos FAR/Entidades Urbanas/Rural contratados e em contratação desde a retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida, totalizando mais de 11,7 mil novas unidades habitacionais a serem construídas no estado, e 1,6 mil moradias já entregues desde 2023.
Minha Casa, Minha Vida Rural
O MCMV Rural é um programa do Governo Federal para produção e melhoria de unidades habitacionais rurais, que utiliza recursos do Orçamento Geral da União (OGU).
Essa modalidade do Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1 conta com a participação de uma entidade sem fins lucrativos, pública ou privada, responsável pela efetivação da proposta de intervenção habitacional e pela organização e apresentação das famílias, sob a forma coletiva, junto à CAIXA.
Os beneficiários são agricultores familiares, indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhas, pescadores, trabalhadores rurais e famílias que moram no campo.
Fonte Caixa Economica Federal
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.