A CAIXA, representada pelo Espaço TEIA, e a Prefeitura de Congonhas assinaram, na terça-feira (19), o protocolo de intenções para promover o intercâmbio de conhecimento, experiências e soluções inovadoras voltadas ao setor público, durante o Fórum Regional de Resiliência e Diversificação Econômica pela Política Pública de Inovação e Tecnologia – FIT, realizado em Congonhas (MG).
O acordo prevê ao município mineiro a possibilidade de utilização de ambiente compartilhado no hub de inovação da CAIXA, o Espaço TEIA, localizado em Brasília (DF), e que o banco tenha acesso aos ambientes de inovação da Prefeitura de Congonhas. A iniciativa visa estimular a atuação conjunta em temas estratégicos como o fomento a Inovação Pública, conexão dos atores do ecossistema com soluções de governo, por meio de eventos, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias.
“A assinatura deste termo com a Prefeitura de Congonhas reafirma o compromisso da CAIXA em impulsionar a inovação como ferramenta de transformação social e econômica, fortalecendo parcerias estratégicas e viabilizando soluções sustentáveis para o setor público”, afirmou o superintendente de Rede da CAIXA, João Maurício Lima de Rezende.
O protocolo estabelece atribuições mútuas, como a cooperação na identificação de problemas públicos, o fornecimento de informações necessárias para execução das ações, e o estímulo ao intercâmbio de startups em visitas institucionais aos ambientes promotores de inovação. Também estão previstas ações de capacitação, respeito à legislação vigente — como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Lei de Acesso à Informação (LAI) — e o compromisso com a proteção da propriedade intelectual.
A iniciativa da CAIXA integra um movimento nacional que já resultou na assinatura de mais de 40 protocolos de intenções com prefeituras de diversas regiões do país e podem ser assinados com todos os entes que tiverem interesse Em Minas Gerais, o município de Congonhas está acompanhado por Juiz de Fora, Poços de Caldas, Pompéu, Extrema, Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí. Além disso, esse sistema colaborativo conta com uma rede de 278 startups credenciadas, especializadas em oferecer soluções inovadoras para os desafios da gestão pública, ampliando o alcance e a efetividade das ações voltadas à transformação digital dos governos locais.
Espaço TEIA
O espaço TEIA é o primeiro hub de inovação aberto pela CAIXA e está localizado no centro de Brasília (DF). O local conecta startups com soluções de governo de todo o país, fomentando a eficiência em serviços públicos, infraestrutura e saneamento.
O ambiente, que já recebeu mais de 15 mil visitantes em diversos eventos e capacitações, possui espaço físico amplo, com capacidade para receber as startups, além de possuir salas de reunião, estúdio audiovisual, espaço de palestras e de descompressão.
Além do ambiente físico, o hub de inovação tem uma plataforma digital de comunicação, capacitação, inteligência e conexão. Acesse aqui.
Atualmente, o local conta com a presença de mais de 30 startups residentes, que atuam em diferentes segmentos e desenvolvem soluções inovadoras para desafios do setor público e privado.
Fonte Governo de Minas/SECOM
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.