O Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL) comemora hoje, dia 19 de maio, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano e destaca o trabalho no Posto de Coleta de Leite Humano que realiza um trabalho fundamental de saúde para bebês da cidade e região.
A enfermeira responsável do Posto de Coleta no CHSL, Leila Cristina dos Santos Vieira, conta que o objetivo da comemoração é estimular a doação de leite humano e sua importância. “O foco do trabalho do Posto de Coleta de Leite Humano é oferecer leite materno pasteurizado para os bebês de alto risco das unidades neonatais do CHSL. Os bebês precisam muito do leite que vem por meio de doações. Toda a doação de leite que chega é analisada e após avaliação médica e de enfermagem, o alimento é aceito para doação”, explica.
O Posto de Coleta de Leite Humano atende mães e gestantes para pré-natal pediátrico, mães lactantes para estímulo de amamentação exclusiva do bebê e doadoras em potencial. “Orientamos sobre a amamentação, ajudamos as mamães com dicas, tratamentos e treinamentos. Atendemos doadoras de leite materno e bebês internados que precisam desse leite”, explica a enfermeira.
Doações externas de leite
O trabalho de recebimento de doações externas é realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre com a participação das mães, que fazem a ordenha do seu leite em casa para oferecer em doação para aqueles bebês que mais precisam. A doadora que está na sua residência recebe todas as orientações necessárias e todo o material que precisa para fazer essa ordenha. O trabalho do Corpo de Bombeiros facilita o acesso dessa mãe, que não precisa vir até o hospital para fazer a doação.
O leite materno é o principal alimento para qualquer bebê. O setor de UTI neonatal e materno infantil tem diariamente dezenas de bebês internados, principalmente prematuros. Pouso Alegre tem um posto de coleta do Banco de Leite desde 2007, na Rua Comendador José Garcia, ao lado do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), que fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.