Colaboradores da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) participam nesta semana de palestras sobre Educação Financeira com Geraldo Antônio Rodrigues (Geraldinho) que atuou com sucesso durante 32 anos no Banco do Brasil e mais 13 anos em uma cooperativa que pertence aos funcionários dos bancos públicos federais Banco Central, Banco Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia.
Durante esses 13 anos de trabalhos voluntários dentro do programa INCLUIR, que é da faculdade de engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Geraldinho, sempre levou a educação financeira para várias comunidades mais carentes. “Hoje não tanto, porque há uma necessidade muito grande de educação financeira, independente de classe social. Então eu trouxe o mesmo material que usamos no projeto da UFMG para refletir sobre a educação financeira e sua importância”, conta.
Entre 2018 e 2020, na Estratégia Nacional de Educação Financeira, o trabalho de educação financeira de Geraldo foi contemplado pela ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) como um dos melhores trabalhos feitos no Brasil em termos de educação financeira. “Trabalhamos com comportamento, independentemente da idade ou cargo. Aqui na FUVS, os participantes tem ideias interessantes mesmo sendo uma reflexão nova para maioria deles. Eles são muito atenciosos, interessados e assimilaram bem as informações. Analisamos o perfil financeiro de cada um, além de discutir maneiras de economizar, investir e entender a importância de traçar metas de curto, médio e longo prazo”, explica Geraldo.
Ao final, foi distribuída uma cartilha sobre educação financeira e apontamento de despesas com o objetivo de registrar todos os gastos diários durante o período de trinta dias, com o objetivo de analisar a saúde financeira familiar.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.