Voluntárias do Projeto SobreAvida doaram mais almofadas de coração ao Hospital Oncológico Samuel Libânio nesta quinta-feira, dia 4 de setembro. “Nossa missão levar amor e minimizar a dor de mulheres que passam pelo câncer. As voluntárias fazem doações de lenços, turbantes e almofadas de coração para instituições que dão suportes a pacientes oncológicas, como é o caso do Hospital Oncológico Samuel Libânio. As almofadas de coração são ergonômicas, que ajudam muito no pós-cirúrgico da mama, diminuindo o peso do ombro, a desinchar o braço, entre outros benefícios. Elas trazem conforto para a mulher que fez a mastectomia, dando uma sensação de preenchimento do espaço vazio”, conta a coordenadora do projeto, Mirian Rafael.
As voluntárias, que foram recebidas pela Dra. Renata Mastolo, médicas residentes e enfermeiras oncológicas do Hospital Oncológico, relataram que o Projeto SobreAvida começou em 2019 com o objetivo de levar esperança, leveza para quem está passando pelo câncer. “É uma doença super séria, mas que pode sim ser vivida com mais leveza, com menos preconceito, com menos tabu do que já aconteceu e ainda acontece. Então, em 2019, 32 voluntárias toparam abrir mão da sua privacidade em prol de ajudar outras mulheres e fazer parte de uma mostra fotográfica para ressignificar a vida positivamente. Quando nós começamos, a gente percebeu que o projeto foi além dessa primeira mostra. Então começamos a visitar pessoas que nos solicitavam, a conversar pelo telefone, pelo WhatsApp, pelo Instagram, com quem às vezes está precisando partilhar algo”, destaca Miriam sobre o projeto, que conta atualmente com a participação de 80 mulheres voluntárias.
Hospital Oncológico
Desde a inauguração do primeiro pavimento em junho do ano passado, milhares de atendimentos estão sendo realizados no Hospital Oncológico Samuel Libânio. A nova recepção ampliou o acesso do paciente e agilizou o processo de tratamento. Na primeira fase, estão em funcionamento 36 consultórios e duas salas para pequenas cirurgias. Já o 2º pavimento do Hospital Oncológico inaugurado recentemente possui majoritariamente espaços para a quimioterapia dos pacientes, mas também conta com 10 consultórios multidisciplinares focados na oncologia. Com tudo isso, o hospital tem desempenhado um papel fundamental no atendimento a pacientes oncológicos, oferecendo serviços de alta complexidade a 53 municípios.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.