Celebramos hoje a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. E junto com essa grande festa, comemoramos também o Dia dos Cristãos Leigos e Leigas. Homens e mulheres batizados que vivem sua fé no dia a dia, nas lutas da vida, no trabalho, na família, nas pastorais, movimentos e serviços, na comunidade. Celebrar a realeza e a soberania de Cristo sobre toda a criação. por em destaque o seu papel fundamental como fonte de vida para o homem. Razão de gratidão e alegria: não somos mais submissos aos poderes das trevas, mas vivemos na luz de Deus.
Davi se tornou rei de todo o Israel. Com ele, iniciou-se um tempo de felicidade, de abundância, de paz, que ficou na memória de todo o Povo de Deus. Com o passar do tempo, o Povo sonhava com o regresso dessa era de felicidade e com a restauração do reino de Davi; e os profetas prometeram a chegada de um descendente que iria realizar esse sonho.
O Evangelho de hoje nos traz uma cena emocionante e profunda. Jesus está na cruz, sofrendo, e mesmo assim continua sendo Rei. Mas um Rei diferente do que o mundo está acostumado. Não é um rei que manda e domina. É um Rei que serve, que ama até o fim, que perdoa, que dá a vida por todos nós. Enquanto muitos zombavam d’Ele, um dos ladrões crucificados ao lado de Jesus faz uma oração simples, mas cheia de fé: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”. E Jesus responde com amor: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso”.
Essa resposta de Jesus mostra que o seu Reino é um Reino de misericórdia, acolhida e salvação. O trono de Cristo é a cruz. Sua coroa é de espinhos. Seu poder é o amor que perdoa e salva.
E hoje, ao celebrarmos o Dia dos Leigos e Leigas, lembramos que esse Reino precisa ser construído aqui e agora, com a nossa ajuda. Somos chamados a ser sal da terra e luz do mundo, como nos diz Jesus. A presença de Cristo no mundo depende também do nosso testemunho.
Quantos leigos e leigas, em nossas comunidades, são exemplo de serviço, compromisso e fé! Eles não ficam apenas esperando a Igreja fazer algo. Eles são a Igreja em missão. Estão nos conselhos, nas pastorais, na catequese, nos movimentos, nas ruas, nas escolas, no trabalho e ate nos veículos de comunicação, ali levam o amor de Deus com gestos concretos.
E esse Reino começa com gestos simples como perdoar quem nos machucou, quem nos desprezou, quem nos caluniou, ajudar quem está passando necessidade, ser justo no trabalho, educar os filhos na fé, participar da vida da comunidade, rezar uns pelos outros, denunciar a injustiça e anunciar a esperança.
Por isso, irmãos e irmãs, neste dia, o convite que o Senhor nos faz é este: Vamos reconhecer Jesus como nosso Rei e vamos ajudar a construir o seu Reino com a nossa vida!
Jesus, nosso Rei, está vivo e presente em cada irmão que sofre, em cada gesto de amor e em cada coração que acredita e perdoa. Ele reina quando escolhemos o bem e deixamos que o amor vença o ódio. Que Cristo reine em nossas casas, em nossas famílias, em nossas comunidades e principalmente em nossas atitudes! E que cada leigo e leiga se sinta hoje valorizado, chamado e enviado a ser presença viva de Cristo Rei no mundo.
Direto dos Estúdios da TVJC – Santa Missa em Seu Lar























































DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.