A segunda edição da Oficina da terceira edição do projeto Rede Educação, Universidade e Escola Pública (REUNE) foi realizada nesta quarta-feira, dia 17 de setembro, com o tema “SAEB, IDEB e estratégias para fortalecer a aprendizagem dos estudantes”. O objetivo é fomentar as discussões sobre as avaliações externas e a mobilização para o SAEB 2025, buscando potencializar a aprendizagem, aprimorar os indicadores de desempenho e promover a equidade no ensino.
“Esse é um projeto grandioso que conjumina ações entre a universidade por meio do seu Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS), em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre (SRE Pouso Alegre). O grande objetivo é proporcionar formação para todos os servidores vinculados à SRE. Estamos no terceiro ano do programa e já tivemos até o momento mais de mil participações”, afirma a pró-reitora de Pós-Graduação da Univás, Joelma Nogueira.
No período da manhã, os participantes tiveram a oportunidade de se aprofundar nos principais aspectos relacionados ao SAEB, ao IDEB e ao fluxo escolar. “A proposta é compreender a relevância das avaliações em larga escala como instrumentos de diagnóstico e planejamento, além de debater estratégias de mobilização que assegurem a participação efetiva dos estudantes e o engajamento das escolas”, conta a coordenadora do projeto na Univás, professora Letícia Rodrigues de Souza.
Já no período da tarde, serão desenvolvidas atividades distintas para cada rede: na Rede Estadual, será elaborado um Plano de Apropriação e Uso dos Resultados da Avaliação SIMAVE, articulado à preparação para o SAEB; na Rede Municipal, será construído um Plano de Ação Escolar para o SAEB/IDEB 2025, com base em simulações de análise de resultados.
“Lembro aqui que o edital do processo seletivo vinculado ao projeto Trilhas de Futuro Educadores está aberto e as inscrições irão até dia 9 de outubro, caso você seja um servidor vinculado à Secretaria Estadual de Educação e tenha, no período de pré-inscrição, escolhido a Univás, escolhido o PPGEduCS, venha fazer mestrado conosco” convidou o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Univás (PPGEduCS), Atílio Catosso Sales.
Dessa forma, as ações do Projeto de Extensão Rede Educação, Universidade e Escola Pública (REUNE) são cuidadosamente planejadas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade, em estreita parceria com a Superintendência Regional de Ensino. Essas iniciativas buscam responder às demandas mais relevantes vivenciadas no cotidiano das escolas, dos estudantes e dos profissionais da educação. “É uma parceria, uma forma de unirmos as pesquisas, os profissionais da Univás com a necessidade de formação dos nossos profissionais também da rede pública. E hoje, de maneira especial, na verdade, esse ano de 2025, focamos na avaliação do SAEB, análise de resultados e também propostas de intervenções pedagógicas que vão surtir efeitos positivos em toda a nossa rede de ensino municipal e estadual da regional de Pouso Alegre”, relata a superintendente Regional de Ensino de Pouso Alegre, Clícia Maria Beraldo Nadaline Hart.
O analista educacional da SRE, Felipe Estefano Mendes de Souza, ministrou palestra e falou da importância do programa. “Falei sobre estratégias de mobilização para essa avaliação que é tão importante que vai definir as políticas públicas, tanto estaduais quanto federais, para as nossas escolas. Então, esse é o momento de aprofundar essas estratégias também de consolidação da aprendizagem dos alunos que é o principal objetivo, o principal foco da nossa rede de ensino. A prova do SAEB, na verdade, é mostrar aquilo que o aluno realmente aprendeu durante a etapa afirmativa dele. Dessa forma, vamos em busca desses resultados de apresentar esses nossos resultados das avaliações externas somativas”, explica.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.